prêmio para estudantes graduandos em arquitetura e urbanismo de santa catarina

Trabalhos Premiados - Classificação

12/12/2018

Conforme Solenidade de Premiação e Ata do Julgamento, abaixo publicamos a classificação dos trabalhos premiados no 6° Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo:

________________________________

1º PRÊMIO
TRABALHO Nº 13

Autor(a): MAYARA CRISTINE KLEIN
Professor(a): RUDIVAN LUIZ CATTANI
IES: UNISUL FLORIANÓPOLIS

Título do Trabalho:
HABITAÇÃO TEMPORÁRIA EMERGENCIAL: UMA ALTERNATIVA PÓS-DESASTRES NATURAIS EM SANTA CATARINA

Resumo (texto fornecido pelo autor)
O Estado de Santa Catarina sofre constantemente com a incidência de eventos climáticos e meteorológicos, onde muitos destes ocasionam desastres naturais e influenciam diretamente no modo de vida de milhares de pessoas. É diante de tal contexto que este trabalho propõe analisar os principais aspectos de exemplos de habitações temporárias, –em situações pós-catástrofe–, levando em conta aquelas com características dignas de uma moradia humanitária. Mesmo com a constante ocorrência de situações catastróficas no território catarinense, o despreparo do Estado somado à pequena contribuição do meio acadêmico e a falta de organização social, tem dificultado um planejamento eficaz diante da imprevisibilidade destes eventos. Nasce, portanto, a necessidade de fundamentar o cenário de caráter emergencial em Santa Catarina de modo a contribuir para o desenvolvimento de um suporte de habitação temporária. Este estudo, entretanto, prevê um tempo de moradia necessário até que se devolva a autonomia da população atingida para que esta possa retornar à normalidade cotidiana.

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

2º PRÊMIO
TRABALHO Nº 40

Autor(a): JOÃO PEDRO DE FREITAS
Professor(a): LUCAS SABINO DIAS
IES: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – CRICIÚMA/SC

Título do Trabalho:
HABITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EM CRICIÚMA - SC

Resumo (resumo não fornecido)

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

3º PRÊMIO
TRABALHO Nº 09

Autor(a): VANESSA BEATRIZ DA SILVA
Professor(a): MARCELO GALAFASSI
IES: UNIVALI - ITAJAÍ/SC

Título do Trabalho: 
O HABITAR E O RIO - UMA INTERVENÇÃO NO BAIRRO CIDADE NOVA-ITAJAÍ

Resumo (resumo não fornecido)

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

MENÇÃO HONROSA
TRABALHO Nº 10

Autor(a): BRUNA TERUKO BORTOLINI
Professor(a): LISETE TEREZINHA ASSEN DE OLIVEIRA
IES: UNIVALI - ITAJAÍ/SC

Título do Trabalho:
ARTICULANDO AS ÁGUAS AO TECIDO URBANO:INTERVENÇÃO URBANA NO BAIRRO CIDADE NOVA EM ITAJAÍ

Resumo (resumo não fornecido)
Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

MENÇÃO HONROSA
TRABALHO Nº 14

Autor(a): ANALLÍA LUZ MACIEL
Professor(a): ARLIS BUHL PERES
IES: UNISUL FLORIANÓPOLIS

Título do Trabalho:
BIBLIOTECA MULTIMÍDIA PÚBLICA DE SANTA CATARINA: READEQUAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS

Resumo (texto fornecido pelo autor)
Contribuir para a retomada da vitalidade do bairro central da cidade de Florianópolis e buscar resgatar o sentimento de pertencimento e interesse da população em instituições culturais através da requalificação da edificação sede da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), bem como um anexo para o terreno adjacente vizinho, são pontos principais da proposta. A arquitetura pouco amigável com a vida urbana, a hierarquização de acessos, a falta de habitabilidade no interior do edifício, a subutilização dos espaços e a estrutura mal conservada da BPSC, são alguns dos problemas que influenciam a baixa procura pela instituição e como consequência, a pouca apropriação do espaço público do entorno. Tendo em vista este cenário, o presente trabalho propõe alterações arquitetônicas, paisagísticas e urbanas, através de diretrizes projetuais que priorizam a escala do pedestre e a qualidade dos espaços.

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

MENÇÃO HONROSA
TRABALHO Nº 17

Autor(a): STEFANIA MEDEIROS STAKONSKI
Professor(a): FÁBIO FERREIRA LINS MOSANER
IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – FLORIANÓPOLIS

Título do Trabalho:
COSTURANDO MEMÓRIAS

Resumo (resumo não fornecido)

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________

MENÇÃO HONROSA
TRABALHO Nº 29

Autor(a): CINTIA CHAVES DE SOUZA
Professor(a): ALBERTO LOHMANN
IES: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS/SC

Título do Trabalho:
A CASA DE ALICE: UM CENTRO LÚDICO INFANTIL PARA A CIDADE DE SÃO BENTO DO SUL/SC

Resumo (texto fornecido pelo autor)
A Casa de Alice visa ser uma alternativa ao desenvolvimento infantil, considerando que esta etapa da vida, apresenta-se como a arquitetura básica na formação do ser humano. Com base no cenário atual na qual a infância se desenvolve, com a presença progressiva das tecnologias como forma de entretenimento, na carência de espaços públicos de lazer e objetivando o incentivo ao mundo lúdico infantil, o presente trabalho apresenta uma fundamentação teórica, embasada no desenvolvimento infantil, nos espaços e atividades que compreendem a infância. Realizaram-se estudos de referenciais projetuais que abordaram os três tipos mais comuns da arquitetura infantil, a creche (Guastalla), o parque (Parque infantil Iguatemi) e o centro recreativo (Children’s Creativity Museum), visando estabelecer parâmetros para a elaboração de diretrizes projetuais e demostrar sua viabilidade. Através da análise da área de estudo, caracterização e levantamento histórico, foram possíveis fazer a escolha do terreno e definir as diretrizes que nortearam o projeto. Tendo como objetivo geral, a implantação de um centro lúdico infantil na cidade de São Bento do Sul, Santa Catarina. Que enquanto arquitetura, seja um ambiente propício e acolhedor para o fomento do desenvolvimento infantil, aliado ao cenário nonsense no qual a obra literária Alice no País das Maravilhas foi escrita, uma história infantil, transcendente a seu tempo, que vai além de fantasias ilusórias de uma pequena garota, aos questionamentos feitos por Lewis Carrol, sobre o comportamento da sociedade da época, abordando o modo de ensino tradicional pelo qual as crianças passam e devem se enquadrar. Visando complementar a infraestrutura de ensino tradicional, promovendo atividades lúdicas e culturais que contribuam para o desenvolvimento das habilidades individuais da criança.

Pranchas:
PRANCHA 01
PRANCHA 02
PRANCHA 03
PRANCHA 04

________________________________





Parceiros, Patrocinadores e Apoiadores

Realização e Coordenação Geral:

Organização e Coordenação Técnica: